sábado, 17 de novembro de 2018

“Trilhando o cerrado com amor e sustentabilidade...” Por Luciana Ribeiro



“Trilhando o cerrado com amor e sustentabilidade...”

Eco Biografia com Heloísa Carvalho

Heloísa Carvalho é uma ativista ambiental que atua em Brasília com muito amor, orgulho,humildade e profissionalismo, fatos que dignificam sua profissão como sendo uma excelente educadora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Especialista em Matemática (leciona para alunos do 6º ao 9º ano), Especialista em Iluminação e Designer de Interiores, Mergulhadora, “trilheira” de jipe e a pé e apaixonada pelo Pantanal, pelo Cerrado brasileiro e pelo Arquipélago de Abrolhos.

A trilha pedagógica realizada com a mobilização da educadora e dos educadores que residem no Distrito Federal, tem sido  conduzida por meio de ações verdes que recebem doses abundantes de coragem, de ousadia, de determinação e de bons conhecimentos socioambientais que ampliam a visão crítica sobre o cerrado e o verde de modo geral; portanto, ela tem mobilizado diversos projetos educativos que permeiam uma educação humanizada, como, por exemplo, saber dialogar com os gestores de escolas públicas e privadas, inclusive, atendendo educadores da Escola Parque da Natureza de Brazlândia,os universitários e os cidadãos que carecem de acompanhamento  para  compreenderem assuntos voltados para a  preservação da natureza.

Heloisa tem lançado diversos convites para todos participarem de uma semeadura pedagógica,  verde e bonita, desse modo, ela registrou algumas pegadas ecológicas desde o ano de 2015, as quais mobilizaram os educadores das escolas  públicas para fazerem visitas nas  trilhas ecológicas na Estação de águas Emendadas; planejou a participação dos educadores na Conferência de Meio Ambiente e em Feiras de Meio Ambiente, contudo, seu intuito principal é gerar debates acerca dos problemas e das soluções que podem e devem ser dialogados coma Secretaria de Educação do DF, como Órgão Gestor de Educação Ambiental  no Brasil– articulado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Meio Ambiente e outras instituições imbuídas de ajudar o planeta Terra.

De acordo com as vivências da educadora com o verde de Brasília,  consideradas por mim, uma referência educacional para as demais cidades brasileiras, os projetos pedagógicos devem ser implementados em parceria, sendo assim, ela atua e coordena o segundo curso de educação ambiental para professores e comunidades da Floresta Nacional de Brasília junto com o professor Ivo Brito Aguiar, organizando diversas ações, como palestras que ampliam o debate acerca da sustentabilidade local e global; além disso,ela tem pensado  e planejado atividades de valorização dos currículos escolares, abordando a importância do cerrado e da cidadania ambiental como ferramenta política,a ser consolidada com amor, trabalho, zelo, ética e dignidade.

Segundo as considerações de Heloisa Carvalho, os segredos para se realizarem bons trabalhos, como o curso ministrado na Floresta Nacional de Brasília, é contar com a colaboração dos parceiros como as  escolas públicas, a Rede Cerrado Com Vida, a Floresta Nacional de Brasília e os cidadãos convidados para trilharem e vivenciarem os caminhos verdes e inovadores.Ou seja, todos têm discutido a importância do homem e da natureza,inclusive a maneira pedagógica de implementar os espaços verdes, que, de acordo com ela, a visão do educador pode ser construída "A partir de uma política que mobilize a reeducação ambiental e, além disso, valorize a criação de escolas sustentáveis, podendo-se direcionar a mentalidade dos futuros educadores e educandos para o uso racional dos recursos, bem como o convencimento deles, por meio dessa sensibilização."

Os estudos que fiz referentes à sensibilidade pedagógica da educadora brasiliense comprovam a relevância do seu trabalho e prioridade dada à reeducação dos educadores e dos jovens de Brasília. Dessa forma,  registrei algumas frases sobre o diálogo que tive com ela, as quais considero pedras preciosas a serem guardadas para construção de uma escola sustentável, digna de produzir e ter bons frutos que abençoam o  processo de ensino brasileiro, além disso, poder auxiliar a compreensão dos gestores públicos,  os especialistas em geral e as comunidades do DF a lidarem com os problemas ambientais, sobretudo, zelar pelo cumprimento da Legislação Ambiental e da Constituição Brasileira, as quais recomendam a preservação do  planeta Terra:

"Sair um pouco dos livros e colocar os alunos em contato direto com ambientes como, por exemplo, visitar as nascentes, levando-os a conhecerem as Unidades de Conservação abertas para educação ambiental e ainda contar a história de cada região."

"A proposta é despertar em toda a comunidade escolar a atenção para a grave situação do cerrado e ainda ensiná-lo a ver como o homem realiza as construções em áreas impróprias, onde se encontram as nascentes, gerando, além da falta de água, o desequilíbrio ecológico."

"Focando a questão água,  o DF abriga nascentes de grande relevância para o Brasil.A melhor forma que encontramos para sensibilizar foi levando professores à Estação Ecológica Águas Emendadas - ESEC-AE, que abriga uma grande vereda e nela a nascente de duas importantes bacias do Brasil; Ao conhecerem o local o despertar é imediato."


Segundo Heloisa Carvalho, poder disseminar as informações que relatam a importância do cerrado no curso ministrado na Floresta Nacional de Brasília, felizmente, é uma forma pedagógica que, segundo ela, ajuda muito na conservação e na preservação socioambiental desse bioma e das unidades de conservação do DF, portanto,um exemplo a ser seguido e adaptado para outras realidades brasileiras; contudo, ela voa como uma águia  para conhecer e preservar a natureza de modo responsável e sustentável.

Leia a entrevista publicada na Revista Eletrônica/Educação Ambiental - Editora: Bere Adams: aqui

Sigamos suas belas pegadas ecológicas!!
Querida Heloisa,
Parabéns pelo plantio verde que enobrece o autor da vida e o planeta Terra!!
Deus sempre honrará a ti e a seus parceiros e instituições com que você tem compartilhado os problemas e as soluções pedagógicas!!

    

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